sábado, 27 de setembro de 2008

O QUE ACHEI DO LIVRO ?

O livro é exelente!

Acrecentei em meus conhecimentos dados importantíssimos .

O livro tirou várias dúvidas que tinha sober variados assuntos, me fez repensar meus atos e verificar se estou AGINTO CERTO OU ERRADO. Me fez não mais responder minha mãe quando ela nega um pedido de sai sozinha pois TUDO TEM O SEU TEMPO. Me fez cumprimentar mais as pessoas e fazer com que elas notem que EU EXISTE, ELE EXISTE ,NÓS EXISTIMOS. Agora ajudo minha mãe nas terefas do lar nunca mais a interrogo POR QUE EU TENHO QUE FAZER ISSO?

Coloquei todos os capítulos do livro na minha vida diaria .

O CAPÍTULO QUE MAIS GOSTEI


Fico em dúvida, pois todos são exelentes , mas o que eu mais gostei foi o "Eu existe, ele existe ,nós existimos ". Pois ele explica um problema que acontece diariamente na sociedade: a desarmonização de um com o outro .

Quando estamos andando na rua o que que nos custa cumprimentar uma pessoa , mostrar a essa pessoa que ela tem valor na sociedade e é reconhecida? Não nos custa nada .

Vamos tentar criar o hábito de fazer isso ?

Juntos tenho certeza que consiguiremos.

APRENDENDO A CONVIVER







Hoje em dia as pessoas estão muito mau educadas.



Antigamente, no tempo de nossos avós a sociedade não era assim, os homens eram mais cavelheiros e prestativos, as pessoa em geral eram mais educadas.



Hoje infelismente tudo isso mudou . Agora no século XXI as pessoa não são mais educadas, os homens batem nas mulheres da forma mais brutal possível e as trata como escravas. Sei que não são todos, mas sim a maioria. sei por notícias diárias em jornais e revistas .Outro exemplo ,é o mau humor das pessoa diariamente. Quando saímos à rua e vamos falar algo com alguma pessoa, ela nos responde xingando, brigando e falando palavrões e fazendo gestos obscenos.



Vamos nos juntar e tentar trazer de volta a nossa sociedade atual os costumes de antigamente, vamos conversar com nossos avós e pedir a eles que nos ensine a conviver . Fazendo isso será bem masi fácil conviver em sociedade.



APRENDENDO A VIVER EM SOCIEDADE










Viver em sociedade é algo que muitas pessoa estão precisando aprender.




Mas o que significa mesmo, viver em sociedade? Viver em sociedade significa se harmonizar com os outros de maneira positiva .Dividir tarefas e sempre todos colaborarem pra que o trabalho sai bem feito .




Na escola, quando a professor manda fazer algum trabalho em grupo, tem como objetivo não um ganhar ponto nas costas do outro , mas sim os integrantes discutirem o assunto e juntando a opnião de todos elaborar uma resposta boa e realizar uma exelente tarefa.




Adorei o capítulo ! Ele deveria ser lido pra todas as salas de aula , pra os alunos aprenderem que o trabalho em grupo é para ser feito em grupo, e para ele sair com sucesso é presciso do companheirismo ,da harmonia e da cooperação do grupo.

DEVO SEMPRE OBEDECER?






Obedecemos as regras morais porque temos medo de alguma autoridade nos castigar. Esse castigo é presciso que ocorra para não vivermos tão desordenadamente. Um exemplo de punição, é as multas de trâsito. Elas exitem por causa que os motoristas não têm responsabilidade de dirigir na velocidade certa e a ultrapassa. E para diminuir o nível de acidentes e mortes no trânsito criaram a multa , mas mesmo assim os motoristas não se concientizam e ultrapassam a velocidade .



Você sabe para que serve as leis ? As leis servem para dispor ordens e mandados para grandes ou pequenas ocasiões.



Gostei muito do capítulo, ele poderia ser lido por várias pessoas, principalmente motoristas que acham que, só dirigi bem quem corre .



ESTOU AGINDO CERTO OU ERRADO?






Muitas vezes nos encontramos em situações que não sabemos o que fazer, não sabemos agir, não sabemos de concordamos ou discordamos. Essa dúvida aparece porque não sabemos o que é certo ou o que é errado naquele determinado momento.



Desde de pequeno, aprendemos que é errado mentir, é errado enganar, é errado desrespeitar. Aprendemos também que é certo falar as palavrinhas mágicas, que é certo respeitar e ajudar sempre o outro quando puder.



As regras que determinam o que é certo e o que é errado são chamadas de REGRAS MORAIS. O objetivo dessa regra é garntir o bem das pessoas na sociedade, e afastar o mal que pode causar dano imediato ou daqui a bastante tempo.



Exelente esse capítulo. A lição que deixou para mim foi que nunca devemos cometer erros que sabemos que são prejudiciais. Um exemplo é que nunca devemos mentir. Uma mentira pode causar um problemão, causando discurssões, brigas ou até pode cuasar o descontrole de uma pessoa fazendo-a agredir ou até matar a outra .



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CADA COISA EM SEU LUGAR




Organização é uma palavra que escutamos diariamente .


Organização significa organizar, ou seja, colocar cada coisa em seu lugar, mas também pode ter o sentido ordenar, que pode ser ordernar uma tarefa a se fazer, ordenar a turma e também dispor, ordenar cada parte, para que sua função seja cumprida com exelência.


Tudo que estiver a fazer, para ser bem feito , precisa-se de organização. Por exmplo: num jogo de futebol, para que o time ganhe , a equipe tem que estar organizada, com cada jogador em sua posiçaõ ordenada pelo técnico.


Outro bom exemplo é em casa . Quando a casa está organizada , cada coisa em seu lugar, com certeza ficará masi fácil de achar algo que esteje necessitando. Com a casa arrumada terá masis habilidade para pegar as coisas, se estiver atrasado saberá onde está cada coisa e não precisará ficar procurando , perdendo o tempo que não pode ser perdido.


Este capítulo serviu até para mim. Antes de lê-lo eu só tinha organização como meus materiais escolares, mas agora não ,tenho organização como minhas roupas, sapatos e objetos pessoais. Adorei o capítulo.




quarta-feira, 24 de setembro de 2008

TUDO TEM SEU TEMPO






Tem vezes que adolecentes menores de 18 anos brigam com seus pais quando eles por exemplo nega o pedido de dirigir um carro ou sair a noite sem a companhia de responsáveis . Os pais estão certíssimos. Essa é a regra de proteção, como o própio nome diz essa regra serve para proteger, então os pais estão os protegendo de coisa que podem acontecer e como são de menor não saberão resolver.



Como adolecente sei que é difícil, mas devemos ceder alguns desejos e enquanto estivermos na responsabilidade de nossos pais ,devemos respeitá -los e obedece-los .



Gostei muito do capítulo. Serve para os adolecentes refletirem e perceber que se os pais estão negando algum pedido e porque gosta muito da gente e que nos proteger.



segunda-feira, 22 de setembro de 2008

EU EXISTO, ELE EXISTE, NÓS EXISTIMOS .











Muitas vezes vemos pessoas cumprimentar outras pessoas que nem conhece, tem gente que acha isso uma atitude tola, mas não é. Tolo e ignorante e quem acha isso .

Quando você cumprimenta uma pessoa que nem conhece demonstra que o outro tem valor para você, que ele é reconhecido pela sociedade .

Você sabe o que significa mesmo a famosa palavrinha mágica por favor ?

Pois bem, quando diz "por favor " ´é lógico que é o contrário de "por obrigação". Então, por favor significa fazer algo por livre e espontanêa vontade, você faz se quiser.

Essas boas maneiras são chamadas de REGRAS DE POLIDEZ OU REGRA DE BOA EDUCAÇÃO.

Sei que não vai ter jeito, mas queria que todas as pessoas do Planeta Terra tivessem lido esse capítulo, pois assim saberiam reconhecer o trabalho do outro com elogios , saberia agradecer quando tivesse recebido um favor e aprenderiam também a demonstrar o reconhecimento que tem pelo outro na sociedade. Com isso o mundo teria muita menos brigas, conseqüentimente diminuiria o índice de mortalidade.




quinta-feira, 18 de setembro de 2008

POR QUE EU TENHO QUE FAZER ISSO ?







Às vezes brigamos com a nossa mãe quando ela nos manda a fazer algo, como por exemplo levantar para ir a escola. No momento da raiva não pensamos que se a mãe está ali, brigando para acordarmos, é porque ela já passou por várias experiências na vida e sabe que aquilo e necessário para tornarmos um adulto digno de caráter.

Esse assunto, recebe o nome de REGRAS DE PROTEÇÃO. Pois se refere a proteçaõ que os pais nos oferece.

Adorei este capítulo do livro, aprendi a reconhecer o porque dos comandos e das regras que minha mãe me estabelece,e dar razão aos mesmos.